Por que usar e como escolher?
No competitivo mercado digital cada detalhe, cada nova informação podem fazer a diferença entre um projeto de Assessoria de Imprensa e Comunicação 360° de sucesso e um Projeto de Assessoria de Imprensa e comunicação 360° fracassado. Por isso, aumentar a visibilidade das suas postagens é essencial, e as hashtags desempenham um papel crucial nesse processo. Elas são ferramentas poderosas para gerar tráfego orgânico, garantindo que seu conteúdo alcance o público certo.
Usando a hashtag correta, os algoritmos do Instagram mostram a sua publicação para pessoas que já tenham demonstrado interesse no tipo de conteúdo que você está postando.
Segundo dados do CompareCamp, posts com pelo menos uma hashtag têm 29% mais engajamento. Esse número pode chegar a 79,5% quando se utiliza mais de 11 hashtags. No entanto, aqui na Ageimagem, acreditamos que a qualidade supera a quantidade.
Encontrando o equilíbrio
Embora o uso de até 30 hashtags seja permitido, a experiência do usuário pode ser prejudicada por excesso de hashtags. Sendo assim aqui na Ageimagem recomendamos o uso de 5 a 7 hashtags, divididas entre:
– Hashtags de posicionamento: Aquelas que definem você e sua área de atuação.
– Hashtags de Oportunidade: Relacionadas ao conteúdo ou tendências atuais.
Como escolher as Hashtags
– Posicionamento e pesquisa: Considere como seu público-alvo realiza buscas, a experiência de navegação do usuário, e como você ou sua empresa desejam ser encontrados.
– Relevância é chave: Evite hashtags apenas por serem populares. Elas devem estar alinhadas ao seu nicho para atrair leads quentes. É fundamental entender o nível de Competitividade das Hashtags para escolher a que mais se adequa ao seu perfil:
- Baixa Competição: 5 mil a 50 mil publicações.
- Média Competição: 50 mil a 200 mil publicações.
- Alta Competição: Mais de 200 mil publicações.
Perfil público
Lembre-se, para aproveitar ao máximo as hashtags, seu perfil deve ser público. Se o seu perfil é fechado, não faz sentido usar hashtags.
Estratégia de conteúdo
Para conteúdos voltados a vendas, prefira hashtags menos competitivas. Uma prática equivocada é usar hashtags com palavras que, isoladas, não dizem muita coisa. Certifique-se de que as hashtags formem expressões coerentes e estejam relacionadas ao conteúdo. Dependendo do seu público e objetivos, combine hashtags de diferentes níveis de competição. E tome as seguintes providências para tornar mais eficiente o uso das hashtags:
Atualize sua bio com as hashtags que definem seu perfil
– Inclua hashtags que localizam a cidade onde está sua empresa ou onde ela atua. Expressões como “perto de mim” são muito usadas nas buscas e ajudam na entrega dos posts para o nicho geográfico, o que aumenta as chances de conversão do lead.
– Descubra a dor da sua persona – o seu modelo de cliente ideal – e como ela está fazendo a procura para resolver essa dor.
Uma dica é olhar como o seu concorrente está atraindo essa persona, tipo de conteúdo e hashtags que ele costuma usar.
– Faça o mesmo com os influenciadores que atuam dentro do seu nicho.
Dicas para encontrar as melhores hashtags nos seus posts
Use sites geradores de hashtags como o Postcron, Tagboard, bestag ou Rite Tag, e ainda plataformas de SEO como Sem Rush e Ubersuggest, todos eles com versões gratuitas e pagas.
Dicas práticas para usar as hashtags;
Atualize sua bio: Inclua hashtags relevantes ao seu perfil.
Hashtags banidas: Evite hashtags banidas pelo Instagram, como #boatarde e #sextou.
Utilize essas dicas para aprimorar suas estratégias de hashtag e alavancar seu engajamento no Instagram!
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