US$ 33 trilhões de motivos para se comunicar com a geração Z

Essa é a quantia que os Zoomers vão despejar na economia mundial até 2030 e as marcas que investirem em causas sócio-ambientais vão sair na frente para conquistar esse público.

Os dados fazem parte das projeções do Bank Of América e são o ponto de partida para um amplo relatório feito pela consultoria Edelman/Barometer recém-publicado. A análise foi a fundo para entender os hábitos de consumo e comportamentos dos Zoomers, jovens nascidos a partir de 1995, e são os primeiros nativos digitais, totalmente influenciados, desde sempre, pela internet e pelas redes sociais.

Segundo a pesquisa, 97% dos jovens da geração Z tem as mídias sociais como fonte de inspiração na hora de consumir e se deixam atrair por experiências imersivas. 64% afirmam comprar motivadas por seus valores e crenças onde não são meros coadjuvantes da cadeia produtiva, mas protagonistas quando dialogam com as marcas com potencial, inclusive, de mudar a apresentação e o conteúdo do produto.

Os Zoomers querem ser ouvidos. A pesquisa é rica em detalhes e permite vários insights criativos de abordagem com esse público, não com esteriótipos ou brincadeirinhas na internet, mas de uma maneira profunda e consciente para a comunicação das marcas, especialmente para projetos de longo prazo.

Empresas como starbucks e gigantes dos cosméticos já moldam suas campanhas para tocar a alma desse público. Por isso é importante valorizar o ponto da pesquisa referente aos propósitos da geração Z. 85% dos entrevistados disseram ter interesse em participar de atividades voluntárias para melhorar a vida das pessoas. Eles são muito ligados na defesa do planeta, na identidade de gênero, no combate ao racismo, homofobia, transfobia, feminismo.

Portanto, as marcas estão diante de um enorme desafio de comunicação, como se posicionar frente às milícias digitais contrárias a esses temas, e adotam a política de cancelamento em qualquer situação que as desagrade? E como atender a essa nova geração de consumidores exigentes. Sem dúvida sempre será uma escolha.

Aqui na Ageimagem, entendemos que a força da geração Z não está apenas no dinheiro que eles irão injetar na economia mundial, mas também em seus valores e seu compromisso com a mudança social. Compreendemos que a autenticidade e a transparência são fundamentais para estabelecer uma relação com esses consumidores.

É um desafio comunicar efetivamente com a geração Z, mas acreditamos que a chave está em ouvi-los, envolvê-los nas decisões da marca e mostrar que suas vozes são valorizadas. Ao fazer isso, as marcas podem transformar o engajamento da geração Z em uma vantagem competitiva. Além disso, as marcas que optarem por alinhar-se com as causas que a geração Z defende podem ter uma vantagem adicional.

Esses jovens estão fortemente engajados em questões sociais e ambientais, e as marcas que demonstrarem um compromisso genuíno com essas causas podem criar conexões mais profundas com esse público.

Em resumo, a geração Z representa uma oportunidade única e significativa para as marcas. Com uma compreensão sólida de seus valores e comportamentos, e uma estratégia de comunicação que reconhece e respeita esses aspectos, as marcas podem se posicionar para aproveitar a onda de dinheiro que essa geração está pronta para trazer à economia mundial.

A Ageimagem está pronta para ajudar as marcas a navegar neste novo cenário e a se conectar com a geração Z de maneiras autênticas e significativas. Estamos animados para embarcar nesta jornada com nossos clientes e explorar todas as oportunidades que a geração Z tem a oferecer.

Na Ageimagem nós saímos do Papel para a prática e somos uma empresa que se orgulha dos movimentos que faz em defesa das causas. Na AgeKids&Teens, o braço artístico e cultural da empresa, trabalhamos bastante a conexão de marcas com jovens influenciadores por meio de causas.

As empresas que desejam vozes jovens e influentes para comunicar uma causa que potencialize a visibilidade do seu produto tem aqui na nossa agência essa enorme possibilidade.

Também na Ageconteudo os temas relacionados às temáticas sociais estão sempre presentes. Não só na publicidade da marca como nas bandeiras que defendemos com os nossos clientes contra o racismo, a homofobia e a misoginia. Também somos ativos nos temas relacionados à saúde da mulher, a prevenção na saúde do homem e os Direitos de reprodução dos casais homoafetivos.

Também assumimos campanhas em defesa da sociedade, como foi a nossa parceria na vitoriosa ação do Missão COVID, na pandemia, ou a divulgação de Institutos ligados à defesa dos direitos de pessoas com deficiência e jovens com câncer.

Nossa luta se estendeu até a ativa participação que tivemos para que a Ozonoterapia se tornasse uma prática integrativa reconhecida pelo SUS. Fomos Precursores na divulgação do “Dezembro Laranja” a campanha vitoriosa de combate ao câncer da pele, criamos projetos institucionais para jovens de Comunidades pobres e atuamos na divulgação de uma centena de produtos de interesse da população.

Em breve nossa área de podcasts trará novidades em conteúdos que vão abordar muitos dos temas de interesse da geração Z e vamos conectar esses jovens com as marcas por Meio de conteúdos bem trabalhados e com os departamentos de marketing das empresas ou mesmo na criação e desenvolvimento dos projetos estamos prontos para ser uma ponte com a geração Z.

Faça sua escolha e venha conversar com a gente!